RBS RÁDIO GAÚCHA - POR GIANE GUERRA

 

ACONTECEU: Entrevista da Camiseta que inibe o ronco na Rádio Gaúcha - 600AM + FM 93.7

 

Entrevista no Programa Destaque Econômico, com a fonoaudióloga Iara Pacheco Frainer e a jornalista Giane Guerra falando sobre a criação, indicação de uso, comercialização, valores e expectativas sobre o alcance do produto da camiseta que inibe o ronco e a apneia do sono.

 

 

 

 

ZERO HORA - TRIBUNA - POR JULIANA FORMER

 

Uma empresa gaúcha está lançando uma revolucionária camiseta anti ronco. Apoiada pelo Sebrae a fonoaudióloga Iara Pacheco Frainer desenvolveu o modelo totalmente em algodão.

 

O segredo são três esferas, estrategicamente colocadas em pontos de shiatsu, e fixadas à peça. Esta é a condição para que os clientes durmam de lado, diminuindo o ronco e a apneia do sono, pois as esferas criam leve incômodo ao dormir de barriga para cima.

 

Não há o que não haja.

 

Por Juliana Former

 

 

 

 

O INFORMATIVO DO VALE - MERCADO EM FOCO

CAMISETA ANTI RONCO

 

A criação de uma fonoaudióloga de Porto Alegre chama a atenção pelo inusitado. Iara Pacheco Frainer desenvolveu uma camiseta contra o ronco. O produto surpreendeu pela aceitação, e a primeira remessa do projeto-piloto,esgotou-se em um mês.

A ideia surgiu do interesse em tentar diminuir a frequência do ronco e da apneia, buscando a melhora da qualidade do sono. Observou que a técnica de dormir de lado ajuda nesses casos, e pôs em prática seu projeto.

As camisetassão de algodão e têm bolinhas colocadas em pontos específicos da coluna vertebral. Essas saliências formam um sistema de proteção que impede que machuque, mas incomoda o suficiente para um leve acordar e virar de lado.

Cada unidade custa R$ 89 e pode ser adquirida via site da empresa

 

Em tempo

A partir disso, Iara constituiu a empresa Para-o-Sono (www.paraosono.com.br) Com apoio doSebrae, também patenteou a ideia.

 

O Informativo do Vale - Mercado em Foco

Simone Rockenback

 

 

 

 

 

REPORTAGEM G1 - RBS TV

FONOAUDIÓLOGA CRIA CAMISETA QUE PROMETE DIMINUIR RONCOS

 

- RONCO É ASSUNTO SÉRIO!

 

O ronco é um problema mais comum do que se pensa e costuma atrapalhar a vida de muitos casais e famílias. Com uma ideia simples, a fonoaudióloga Iara Frainer, de Porto Alegre, diz ter encontrado uma solução para esse incômodo cotidiano, que pode até fazer mal à saúde. A camiseta “Para o Sono” promete diminuir o ronco e a apneia e melhorar a qualidade de vida de quem sofre com o problema.

 

Iara já trabalha com distúrbios do sono, fazendo palestras sobre a importância de tratar esses problemas e decidiu passar da teoria para prática. Partindo da orientação médica de que é possível diminuir o ronco e a apneia do sono ao dormir de lado, ela desenvolveu uma camiseta com bolinhas sobre  na coluna.

 

A fonoaudióloga explica que distúrbios de sono são, muitas vezes, causa de problemas na vida das pessoas, como dificuldade de aprendizado, aumento de peso, alterações de humor, resultando até mesmo em perda de produtividade trabalho. Ela acredita que acrescentou um olhar diferente a um conceito já disseminado por médicos.

 

Funciona assim: três pequenas esferas são costuradas na parte de trás da camiseta e posicionadas através de técnicas do shiatsu. Entre elas, foram coladas várias camadas de tecido, para amortecer. A gola da camiseta também é mais baixa do que o normal, evitando sensação de asfixia pela gola alta. “A camiseta provoca um leve despertar quando a pessoa que a  está usando tentar deitar de barriga para cima”, explica." Desta forma a camiseta promove o condicionamento para dormir de lado", acrescenta a fonoaudióloga Iara Frainer.

 

Após meses de pesquisa, a tecnologia foi apresentada no I Simpósio de Fonoaudiologia Aplicada ao Sono, em São Paulo e, segundo Iara, aprovada. “A camiseta recebeu o aval de confiabilidade dos médicos, dentistas e colegas fonoaudiólogos presentes", orgulha-se. Ela ressalta que a camiseta é um recurso, mas que não muda a necessidade de quem tem distúrbios do sono consultar um médico especialista.

 

Sobre os resultados, Iara conta que recebe muitas respostas positivas de pessoas que passaram a roncar menos. No site, é possível ler vários depoimentos de usuários. “Algumas pessoas têm dificuldade de adaptação no início, outras que não conseguem acostumar com o uso. Mas é isso mesmo, ela incomoda e ajuda”, esclarece. Para ela, o principal são os relatos de pessoas que tiveram a qualidade do sono melhorada. “Esse é o objetivo”.

 

As camisetas são vendidas por R$ 89, pela internet. As cem unidades do estoque piloto já estão esgotadas, mas Iara garante que está correndo para produzir mais camisetas antironco.

 

 

 

 

 

 

 

SEBRAE / RS

EMPRESÁRIA FONOAUDIÓLOGA DESENVOLVE CAMISETA ANTI RONCO

 

- PRODUTO INÉDITO NO MUNDO MELHORA QUALIDADE DO SONO E REDUZ CRISES DE APNEIA.

 

Uma ideia simples e ao mesmo tempo revolucionária. Assim é a invenção da fonoaudióloga Iara Regina Pacheco Frainer. Há pouco mais de um ano, ela criou a camiseta anti-ronco, um produto que reúne algumas soluções originais e que está conseguindo transformar a qualidade de vida de diversas pessoas em todo o Brasil.

 

A criação nasceu da identificação de um problema e da curiosidade científica da fonoaudióloga. “Comecei a dar palestras sobre ronco e apneia do sono para empresas e percebi que as pessoas sabiam o que enfrentavam e necesitavam de todas as informações para combatê-lo", recorda. “Foi então que pensei: preciso dar mais do que informação para essas pessoas”.

 

Iara pesquisou e percebeu que dormir de lado diminui a frequência de ronco e de crises de apneia. Decidiu elaborar uma camiseta, com um tecido confortável e que permitisse às pessoas melhorar seu sono e dormir numa posição mais adequada. Desenvolveu uma peça 100% algodão, com três esferas aplicadas em pontos estratégicos da coluna para estimular a qualidade do sono, de acordo com a medicina oriental chinesa. “Quando a pessoa está com a peça e dorme de costas, acaba sentindo algum desconforto e, naturalmente, passa a dormir de lado. A camiseta promove a reeducação do sono”, resume a fonoaudióloga. O resultado é produto sem similar em todo mundo.

 

O próximo passo foi fazer a ideia chegar ao público. Para isso, buscou o SEBRAE/RS, que transmitiu uma série de orientações. O assistente técnico de atendimento do SEBRAE Metropolitana, Rodrigo Baierle Silva, conta que Iara procurou a entidade desde o processo inicial, de abertura e registro da empresa. “Também orientamos sobre patente do produto, construção de marca, identidade visual, ecommerce e agora estamos dando apoio na área de marketing”, relata. A intenção é tornar a inovadora solução cada vez mais conhecida para fazer a empresa prosperar e beneficiar pessoas que sofrem com problemas do sono.

 

Em pouco tempo, a camiseta anti-ronco já foi enviada para várias cidades gaúchas e também para Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina. No site www.paraosono.com.br estão depoimentos de usuários que transformaram seu sono, suas vidas e de seus familiares com a camiseta. São pessoas como Pedro Branco, que incentivou a criação do produto e acabou comprando para seu pai, que tem 47 anos. “Ele usa há cerca de um ano. Na primeira noite, sentiu um pouco de desconforto, mas insistiu, acostumou a dormir de lado e depois passou a roncar bem menos. E agora não ronca praticamente nada”, conta.

 

O sono também é uma questão de saúde. Matheus Machado Guedes, de 23 anos, recorreu à camiseta anti-ronco por causa das reclamações e preocupações da sua família e da sua namorada. Ele tem desvio de septo e amígdalas muito grandes, que o levam a roncar demais.  “Antes de usar a camiseta, cheguei a sofrer 47 apneias em uma noite. Desde que comecei a usar o produto anti-ronco, diminuiu muito o meu problema”, comemora. “Quando não uso a camiseta, acordo bastante cansado. Com ela, tenho um sono melhorado, desperto com mais disposição e consigo restaurar minha energia para um novo dia”, compara. Matheus foi orientado a continuar consultando o médico, pois a camiseta é um acessório para ajudar, mas ronco e apneia do sono são assuntos sérios e necessitam orientação médica.

 

Fonte: Sebrae RS

Autor: Imprensa

Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte